Exposição ‘Do Papel à Era Digital’ agora no site do Tribunal

A exposição “Do Papel à Era Digital: a memória institucional do Tribunal de Justiça contada por seus documentos históricos” terminou dia 25/08 sua bem-sucedida temporada em cartaz no Palácio da Justiça, sede da Corte. Agora, os interessados ainda terão a oportunidade de conhecer a exposição virtualmente, pelo site www.tjsp.jus.br/exposicao.

Todos os 29 processos exibidos na mostra estarão à disposição do internauta. Trata-se de ações emblemáticas do período em que aconteceram, casos de grande repercussão à época ou de personalidades históricas. Entre eles, o processo mais antigo sob a guarda do Arquivo do TJSP, o inventário da Marquesa de Santos e a apuração da morte de Vladimir Herzog.

TESTAMENTO DE 1767 É O PROCESSO FÍSICO MAIS ANTIGO DO TRIBUNAL

A Coordenadoria de Gestão Documental do TJSP foi a responsável pela seleção dos processos. O setor tem uma área chamada “Reserva Técnica”, destinada à preservação e conservação de autos classificados como de importância histórica e valor permanente, que recebem um selo especial.

No site, na área de “Processos Históricos”, estão elencadas as ações e respectivas fichas técnicas para o visitante obter mais informações. Já na “Galeria” estão fotos dos processos físicos. Entre os interessantes casos em evidência na mostra está a ação criminal contra o médico Roberto Farina, que fez a primeira cirurgia de mudança de sexo no Brasil. Ele foi denunciado por lesão corporal dolosa e condenado em 1ª instância, mas absolvido pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Alçada Criminal.

“Agora em plataforma online, a exposição demonstra a preocupação do Tribunal com o registro do passado, mas também com sua evolução institucional, melhorar a vida das pessoas e cumprir sua missão constitucional”, afirmou a coordenadora de Gestão Documental do TJSP, Angela Caniato.

Aqueles que buscam mais informações para fins acadêmicos ou científicos podem procurar a Coordenadoria de Gestão Documental, no Complexo Judiciário do Ipiranga (Rua dos Sorocabanos, 680), de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Mais informações no portal da unidade: http://www.tjsp.jus.br/PrimeiraInstancia/GestaoDocumental.