Apatej participa de audiência pública na Alesp contra plano de congelamento do governo Alckmin

26/10/2017

A Apatej esteve representada na tarde desta quinta-feira, 26, de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo contra o projeto do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) de congelar investimentos públicos em áreas fundamentais, como saúde, educação, segurança etc.

O PL 920/2017 enviado por Alckmin, prevê a limitação das despesas no orçamento por dois anos. Isto significa que os gastos com o serviço público será ainda menor e os investimentos em serviços essenciais à população ficarão comprometidos.

“Essa proposta significa mais precarização dos serviços públicos para a população e congelamento de salários, já tão defasados, para os servidores”, alerta o presidente da Apatej, Mario José Mariano, o Marinho.

A alternativa encontrada por Alckmin se assemelha ao congelamento dos investimentos públicos do governo federal. Áreas sociais receberão investimento zero no estado, mesmo se houver crescimento.

A proposta só prevê aumento dos investimentos de acordo com a inflação do ano anterior, medida pelo índice do IPCA. Para os servidores públicos, essa medida congela os salários, realidade já enfrentada há anos e que se agrava ainda mais, pois o Governo quer expressar a injustiça e exploração em forma de lei.