Apatej participa de reunião com a Comissão dos Agentes

18/07/2018

O tesoureiro da Apatej, Marcos Leite Penteado, o Marquinhos, pediu celeridade nos estudos

A Apatej – juntamente com outras entidades de classe – participou nesta terça-feira, 17, de uma reunião com a Comissão dos Agentes para solicitar a abertura de um novo curso de capacitação para transformação de agentes administrativos em escreventes técnicos judiciários.

As demandas foram apresentadas às juízas assessoras do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Tatiana Magosso e Ana Cláudia Dabus Guimarães e Souza de Miguel e para o secretário da área da saúde do TJ-SP, Tarcísio dos Santos.  De acordo com as entidades, há hoje no judiciário paulista 268 agentes administrativos aptos a participarem da capacitação para a transformação em escreventes.

Outro pleito apresentado foi a criação de um projeto de lei que permita aos demais agentes serem transformados em escreventes por meio da capacitação. Atualmente há de 171 Agentes de Fiscalização, 1137 Agentes de Serviço e 1273 Agentes Operacionais. De acordo com as juízas assessoras, as demandas precisam ser analisadas porque há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada pela Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo. Os pedidos serão encaminhados ao presidente do Tribunal de Justiça, Manoel de Queiroz Pereira Calças.

Representando a Apatej, o tesoureiro da entidade, Marcos Leite Penteado, o Marquinhos, explicou que as demandas não são novas e que, por isso, o Tribunal precisa ser célere na realização dos estudos. Ele destacou que se as medidas forem aprovadas a qualidade serviço oferecido e a eficiência do trabalho irá aumentar.