Quem Somos

Sonho de luta e mobilização que se tornou realidade

A APATEJ – Associação Paulista dos Técnicos Judiciários – é um sonho dos servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo que se transformou em realidade. Fundada em 5 de agosto de 1994, a entidade tem a missão de mobilizar a categoria em busca de benefícios e melhorias nas condições de trabalho.

A primeira sede foi instalada em uma pequena sala emprestada no município de Osasco. Conforme crescimento do número de associados, novos benefícios foram implantados. Ao mesmo tempo, a associação fortaleceu seus ideais na representação dos interesses dos servidores públicos do Estado.

Em 2001, numa campanha salarial tensa e repleta de manifestações, a entidade perdeu um de seus principais líderes, em plena luta: Ricardo Watanabe. Apesar disso, e em respeito ao companheiro, os servidores mantiveram firme o espírito de luta e não esmoreceram.

Mais tarde, em 2004, a grande greve de 91 dias uniria fortemente a categoria em defesa dos direitos dos servidores, enfrentando tropas de choque, bombas de gás e forte repressão.

Desde então, a Apatej tem se preocupado com a conscientização política da categoria entre seus associados, disseminando notícias do setor e mobilizando servidores em visitas aos fóruns do Estado de São Paulo, cumprindo papel de “ouvidor” do judiciário, identificando problemas e buscando soluções.

Atualmente, a Apatej representa os servidores do judiciário de importantes cidades e regiões, como:

– Litoral Sul e Vale do Ribeira (Cananéia, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Registro, Itariri, Juquiá, Miracatu, Peruíbe, Eldorado, Mongaguá e Itanhaém).

– ABC (São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema).

– Osasco e Região (Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu, entre outras).

– SP (Capital).

A entidade oferece assessoria jurídica e conta com parcerias para oferecer aos associados benefícios como descontos em convênios médicos, seguros, consórcios, universidades, colégios e cursos profissionalizantes, plano de telefonia e atrações turísticas, entre outros benefícios.

Com 23 anos de história, a Apatej é atualmente presidida por Mário José Mariano (Marinho) que estará à frente da entidade no quadriênio (gestão 2015/2019).