Apatej e mais 26 entidades protocolam pedido de impeachment contra Dória

12/11/2020

A Apatej e mais 26 entidades que representam servidores do judiciário do Estado de São Paulo protocolaram na terça-feira, 10/11, um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo João Doria Junior (PSDB).

O documento foi entregue pelos representantes dos trabalhadores na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e contou ainda com a assinatura do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL).

De acordo com o documento, o pedido de impeachment se dá pelo ato de improbidade administrativa praticado em junho através do decreto nº 65.021/2020, que autorizou o desconto de até 16% nas aposentadorias de servidores públicos estaduais, bem como o confisco das aposentadorias, a extinção de autarquias e alterações na contribuição do Iamspe com a Lei 17.293/2020 (PL 529/2020), entre outras denúncias comprovadas através de documentos instrutórios anexados ao pedido.

Segundo o presidente da Apatej, Ednaldo Aparecido Batista, os servidores do judiciário que se sentem prejudicados pelas ações de Doria. “O que nós percebemos ao longo do tempo é que a categoria está muito descontente com o governador”, diz.

Ele destaca que, como entidade representativa, o papel da Apatej é zelar pelos interesses dos servidores. “As decisões do governador são flagrantes ataques aos direitos dos trabalhadores. Ele deliberadamente promove descontos injustos e imorais em aposentadorias, confisca aposentadorias, aumenta de maneira escorchante a contribuição do Iamspe e extingue autarquias importantes”, finaliza.

O documento na íntegra pode ser conferido AQUI