Assembleia dos Judiciários define próximos passos da Campanha Salarial 2024

08/04/2024

Centenas de servidores do judiciário de São Paulo participaram na manhã de sábado, 06/04, da Assembleia dos Judiciários Virtual realizada pela Apatej e outras entidades de classe.

Na ocasião, mais de 80 Comarcas foram representadas. Pela Apatej participaram o presidente, Ednaldo Batista; e o tesoureiro, Mario José Mariano, o Marinho.

O sentimento entre os servidores era de total indignação pelo fato de o TJ-SP não divulgar – mesmo atrasado mais de um mês – o índice de reposição da categoria.

A data-base da categoria é em março e deveria ser paga a partir de abril, entretanto, o Tribunal não divulgou o índice. Apenas informou que uma reunião com as entidades de classe deve ser marcada no início de maio e a questão deve ser discutida.

Por isso, ficou acordado que um Ofício será enviado pelas entidades ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) tratando do descumprimento da data-base pelo TJ-SP.

Durante a Assembleia os participantes trataram ainda do Nível Superior para Escreventes. Um Ofício deve ser encaminhado ao TJ-SP cobrando uma reunião da Comissão para tratar do tema.

Os servidores decidiram ainda sobre a necessidade da retomada das quartas de luta, com distribuição de boletins informativos e denúncias aos jurisdicionados.

Também ficou acordado que haverá um novo ato – no dia 24/04, às 12 horas – na Pça. João Mendes com o objetivo de pressionar o Tribunal a dialogar com a categoria.

Para a direção da Apatej, é importante que a categoria participe das ações para mostrar força ao Tribunal. “As bandeiras de luta são de interesse coletivo. Quando a conquista vem ela é para todos. Por isso é importante que haja sempre participação geral”, definem os diretores.