Balcão Virtual chega a todas as comarcas do Estado de São Paulo

15/09/2023

Do TJ-SP

O Balcão Virtual, que possibilita o atendimento aos jurisdicionados por meio de videoconferências, chega a mais 825 unidades de atendimento e agora está disponível em todas as comarcas no Estado desde a quarta-feira, 13/09. A relação dos ofícios que adotarão esse sistema pode ser encontrada no Comunicado Conjunto nº 638/23, divulgado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da segunda-feira, 11/09.

A fase 6 do Balcão Virtual é a última da ampliação gradual do serviço em todo o estado. Agora, o Tribunal de Justiça de passa a contar com 1.804 unidades com atendimento por videoconferência, sendo 1.735 na 1ª Instância e 69 na 2ª Instância. No Balcão Virtual é possível solicitar informações sobre andamento processual, senha de acesso aos autos, anotações de cumprimento urgente, orientações a jurados e outras atividades que não tenham regulamentação própria de atendimento on-line.

O Balcão Virtual funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. O usuário deve acessar o site www.tjsp.jus.br/balcaovirtual e, antes de começar, recomenda-se verificar os serviços disponíveis pela ferramenta. Na sequência, basta selecionar a unidade e clicar em “Iniciar Atendimento”. O sistema informa a posição na fila de espera. No momento do atendimento, alguns navegadores da internet emitem alerta sonoro. Se o acesso não ocorrer em 60 segundos, o chamado é encerrado. Após a videoconferência, o usuário pode responder a uma pesquisa de satisfação.

Algumas atividades da Justiça já contam com regulamentação própria de atendimento online e, por essa razão, não podem ser solicitadas pelo Balcão Virtual. Os usuários encontram mais esclarecimentos sobre o serviço e a lista das unidades judiciais contempladas na página www.tjsp.jus.br/BalcaoVirtual.