CNJ elogia organização e competência do TJ-SP. Resultado é fruto do trabalho de quase 40 mil servidores

24/10/2023

O corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, participou nesta segunda-feira, 23/10, da abertura dos trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Ele aproveitou a ocasião para elogiar a organização e competência da Corte paulista: “Trouxemos uma equipe reforçada, porque o TJ-SP é o maior tribunal do mundo. Mas é um tribunal extremamente organizado, que funciona adequadamente e considerado de muita qualidade na jurisprudência”, disse.

O presidente Ricardo Mair Anafe – também presente – destacou a grandiosidade do TJ-SP, considerado o maior do mundo em volume de processos. “Alguns países não ostentem essa grandeza. O demandismo é constante e cresce de maneira assustadora”, disse.

Já o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi outro que teceu elogios à eficiência do TJ-SP. Ele ressaltou que o movimento processual do T-SP representa mais de 25% de toda a Justiça brasileira e a Corte bandeirante trabalha com obstinação para manter a prestação jurisdicional em dia.

EFICIÊNCIA DOS SERVIDORES

Para a diretoria da Apatej, todo esse sucesso observado tem uma razão: a dedicação e o empenho dos servidores.

São aproximadamente 40 mil homens e mulheres que se dedicam com afinco para que o TJ-SP tenha o resultado observado.

Dados do próprio TJ-SP mostram que diversos recordes de produção foram batidos, mesmo durante o período mais intenso da pandemia. Trata-se de uma categoria que trabalha para que a justiça paulista seja o mais eficiente possível, para uma sociedade cada vez mais justa.

Entretanto, o plano de valorização desses servidores não acompanha os resultados mostrados pelo TJ-SP.

Infelizmente a remuneração ainda deixa a desejar. O TJ-SP não paga uma dívida histórica que tem com a categoria e as condições de trabalho estão longe das ideais.

Para a obtenção de alguma melhoria há que se brigar muito, insistir, pedir, negociar, argumentar. É cansativo e desgastante.

Oxalá a valorização dos servidores pudesse ser mais simples, por uma questão de merecimento mesmo.

Afinal, toda essa organização, competência, eficiência e prestação jurisdicional alta e em dia são mérito desses trabalhadores.