
Em Assembleia Geral dos servidores, 69% dos participantes aprovam paralisação de um dia
O encontro contou com a presença de aproximadamente 240 servidores.
17/06/2024
Na tarde do último dia 13/06 (quinta-feira) o Comitê do Instituto de Remoção do TJ-SP se reuniu pela segunda vez esse ano.
A Apatej foi representada pelo seu diretor tesoureiro Mario Jose Mariano que faz parte do comitê, e demais entidades de classe.
O Tribunal de Justiça foi representado pelo Juiz Dr. André Gustavo Furlan e Dra. Letícia Fraga Benitez, além de Luciana Pires Gonçalves, Vanessa Cristina e Renata Simone, todas da SGP, e do setor de remoção, Teresa Cristina Macedo.
Foram debatidos vários temas, dentre eles a manutenção dos critérios dos processos de remoções anteriores.
Ficou estabelecido que será publicado no Diário Oficial o Instituto de Remoção 2024 no final de julho (previsão 26/07). Já a previsão do período de inscrição será de 10 dias úteis, entre os dias 29/07 a 09/08.
Também foi discutida a necessidade de relotação automática para os cargos que foram extintos (exemplo: agentes operacionais e de serviços).
Além disso, houve discussões e avanços no sentido de implementar melhores estratégias de distribuição de vagas para os cargos contemplados.
Por fim, o TJ ficou de estudar melhor essas demandas mais pontuais e específicas antes da publicação.
Segundo o tesoureiro Mario José Mariano, foi importante restabelecer o diálogo com o TJ. “Existe uma demanda reprimida por vários motivos, dentre eles o assédio moral, e a remoção vem dirimir casos como esses”, explicou.
Marinho reiterou ainda a necessidade de um olhar especial para a abertura de vagas para o litoral sul e vale do Ribeira, nesse eixo territorial as distâncias chegam a 200 km de distância de um conglomerado de mais de 10 municípios.
Ficou acertado que uma nova reunião poderá ser marcada para acertar e definir esses últimos detalhes.
O encontro contou com a presença de aproximadamente 240 servidores.
A suspeita é que a alta rotatividade nos cartórios pode ser um indício de práticas de assédio.