TJ-SP homenageia servidores e magistrados falecidos desde 2020

02/07/2021

Com uma cerimônia chamada Tributo Solidário o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) homenageou nesta terça-feira, 29/06, servidores e magistrados falecidos desde 2020 até agora.

No total, em um universo de mais de 70 mil pessoas do TJ-SP, entre magistrados e servidores aposentados e da ativa, 969 faleceram de causas variadas, muitos vítimas de Covid-19 (veja aqui os nomes).

O Tributo Solidário contou com apresentações musicais de magistrados e servidores, com transmissão pelo canal do TJSP no YouTube e duração de 30 minutos. De acordo com o tribunal, foi um momento único, em que a arte se mesclou à saudade por aqueles se foram e à solidariedade para com aqueles que necessitam.

“São vidas que deixaram de existir a contar de 1º de janeiro de 2020 até os dias de hoje. São almas… E desde então, tão acostumados que somos aos ritos de despedida, não pudemos nos unir em abraços fraternais para o consolo da dor. Independentemente das causas que levaram os servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo à morte, cada um de nós sente a falta dos amigos e das amigas que se foram. Somos parte integrante dessas famílias que choraram e choram sozinhas a ausência de seu ente”, escreveu a direção da Corte.

O pronunciamento do presidente do TJ-SP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, contou com um telão ao fundo que registrava o nome dos servidores e magistrados falecidos nesse período.

Ao término, os servidores Cláudia Bondioli e Aldo Scaglione soltaram no céu do marco zero da cidade de São Paulo, a Praça da Sé, balões com os dizeres: “Gratidão do TJ-SP”.