
Apatej intensifica mobilização com visitas a fóruns na Grande São Paulo e Vale do Ribeir
O objetivo principal foi levar informações atualizadas aos servidores sobre as recentes tratativas com a Presidência do TJ-SP.
03/02/2009
No dia 3 de ferereiro, a Apatej e demais entidades do judiciário realizaram um ano público para o lançamento da Campanha Salarial 2009 da categoria. Dezenas de servidores participaram da manifestação na Praça João Mendes, no centro de São Paulo.
Os representantes das entidades apresentaram a pauta de reivindicações (abaixo) e destacaram o descaso do TJ em relação aos servidores do judiciário, como atraso no pagamento de benefícios, insegurança nos fóruns, maus tratos nos cartórios, entre outros. Outra crítica das entidades, foi o destino das verbas do Orçamento pela Comissão do Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual foi voltado para melhorias salariais e benefícios da “elite do judiciário” e obras como o novo prédio do TJ no centro. As entidades também apontaram a falta de preocupação do TJ em relação a qualificação profissional e melhores condições de trabalho dos servidores.
O presidente da Apatej, Antonio Grandi, ressaltou as injustiças cometidas contra o funcionário judiciário.
“São constantes os descontos indevidos de funcionários que se afastam do trabalho por motivo de saúde. Eles são pressionados para voltar mesmo sem ter condição de trabalhar. Esse é apenas um dos descasos do judiciário com servidor, que temos que combater juntos . Por isso é fundamental a mobilização de todos”, reforçou.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Major Olímpio Gomes (PV), que defendeu a pauta dos servidores do Judiciário e colocou-se à disposição da categoria para a defesa dos interesses dos servidores do Judiciário junto à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Confira os itens da pré-pauta:
1. Reposição Salarial 14,42% (INPC);
2. Imediata aprovação e implantação de cargos e carreiras que incorrerá em majoração salarial média de 5,1%;
3. Contratação de novos servidores (atualmente existe déficit de 15 mil funcionários);
4. Ampliação de vagas no programa creche-escola;
5. Aumento de todos os auxílios (alimentação, saúde e transportes);
6. O cumprimento imediato do acordão 21360/sp por se tratar de uma decisão da corte superior ou seja devolução a todos os funcionários dos valores confiscados e cessação dos descontos da última greve de 2004;
7. Implementação do nível universitário para os oficiais de justiça e discussão do provimento 1611/2008 csn;
8. Pagamento das verbas indenizatórias (FAM, Licença-Prêmio, Férias e etc);
9. Por melhores condições de trabalho.
Assinam a pauta de reivindicações:
APATEJ -ASPTJ-SP – AECOESP – AFAMA – AFFI – AFFOCOS – AJEF – AJUSP – AOJESP – ASJCOESP ASSETJ – ASSOJASP – ASSOJUBS – ASSOJURIS – EXEFE-AOJ – SIND. UNIÃO
AGENDA DA CAMPANHA SALARIAL
04/02/2009 – QUARTA – 14 HORAS – REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, DEPUTADO VAZ DE LIMA E COM O LÍDER DO GOVERNO, DEPUTADO BARROS MUNHOZ PARA TRATAR DA APROVAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO (PLC 43/2005)
14/02/2009 – SÁBADO – 10 HORAS – REUNIÃO PREPARATÓRIA DA CAMPANHA SALARIAL PROMOVIDA PELA ASSOJUBS, NA CIDADE DE SANTOS
21/03/2009 – SÁBADO – 10 HORAS – REUNIÃO DE ENTIDADES DO JUDICIÁRIO DA CAMPANHA SALARIAL 2009 NA ASSETJ BARRA FUNDA
O objetivo principal foi levar informações atualizadas aos servidores sobre as recentes tratativas com a Presidência do TJ-SP.
Nem mesmo o aumento concedido em 14/04, elevando o valor diário de R$ 65 para R$ 80, foi suficiente para alterar a posição do TJ-SP na lista.