TJ-SP lança programa “Multiplicadores eproc” para auxiliar na transição de sistemas
O objetivo é criar uma rede interna de apoio e conhecimento para auxiliar na transição de sistemas.
A História da Apatej
A Associação Paulista dos Técnicos Judiciários, ou Apatej, nasceu de um sonho dos servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Fundada em 5 de agosto de 1994, a Apatej encampou desde o início a luta em favor dos servidores do judiciário, sendo eles associados da entidade ou não.
Dos primeiros anos à estrutura atual
A primeira sede da Apatej era uma pequena sala emprestada no Fórum de Osasco. Com o crescimento da entidade, a sede precisou ser mudada algumas vezes, ganhando espaço e novos funcionários, mas sempre próxima ao Fórum, para manter contato com os servidores. Após anos de trabalho árduo, a Apatej finalmente adquiriu sua sede própria, um moderno edifício em frente à ACM Osasco. A nova casa dos servidores conta com estrutura administrativa, restaurante, salão social e terraço.
Objetivos e Conquistas
O principal objetivo da Apatej sempre foi conquistar benefícios e melhores condições de trabalho para a categoria. A associação teve papel fundamental em várias conquistas importantes, como:
A Apatej participa de importantes comissões paritárias no Tribunal de Justiça:
Benefícios
A Apatej tem dezenas de parcerias comerciais e visando expandir a satisfação de seus associados negociou com importantes empresas dos mais variados segmentos, que oferecem condições especiais na aquisição de produtos e serviços, a título de exemplo citaremos algumas empresas parceiras:
Banco Safra, Central de concursos, Montadora Nissan, Clínica Lares, Aquário SP, NotreDame Intermédica, Ótica Diniz, SulAmérica, Unimed Fesp, Damásio, Costão do Santinho Resort, FMU, Hopi Hari, Vila Galé Hotéis, Hotéis Nacional Inn, Mackenzie, Odontoprev, Parque da Mônica, Sam’s Club, Ademicon, Emerson Capaz Seguros, Unip, Uninove, Anhanguera, Universidade Cruzeiro do Sul, Zoológico de São Paulo, Cartão Nação Saúde entre outros.
Jurídico
O departamento jurídico da Apatej é coordenado pela Dra. Gonçala Clemente há mais de duas décadas e sempre representou servidores associados na defesa de direitos trabalhistas e administrativos. Atualmente o nosso departamento é composto por cinco profissionais, sendo um advogado Dr. Augusto Cesar de Olivera, três advogadas Dra. Gonçala Maria Clemente, Dra. Andreia Cristina Ramos da Cruz, Dra. Luana Spósito Lopes e uma estagiária Dra. Thalyta Lima Souza, são aproximadamente mil e trezentos processos em andamento tramitando na defesa dos direitos de nossos associados.
Lutas e Desafios
A história da Apatej é marcada por lutas e desafios. Em 2001, durante uma tensa campanha salarial, a entidade perdeu um de seus principais líderes, Ricardo Watanabe. Em 2004, uma grande greve de 91 dias uniu fortemente a categoria, enfrentando forte repressão. Em 2010, outra greve histórica durou 127 dias, sendo o maior movimento no Judiciário de São Paulo, nesse ano perdemos outra grande liderança da Apatej, senhor Décio Mariano de Morais, além da greve história tivemos que superar essa perda irreparável.
A Apatej também atuou denunciando problemas de infraestrutura em fóruns da região e lutando por melhores condições de trabalho. Em 2020 perdemos o nosso eterno presidente Marcos Leite Penteado (Marquinhos) vítima de COVID 19, um momento de muita tristeza e superação para todos, pois perdemos vários outros colegas e associados que também foram vítimas de COVID, deixamos aqui nossa solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos.
A COVID 19 trouxe imensos desafios institucionais e profissionais com a implementação do trabalho remoto na Apatej naquele momento e principalmente em relação aos servidores do tribunal de justiça que se mantem até os dias atuais.
Expansão
Apatej expandiu sua atuação, e representa importantes regiões como: Osasco e região, Litoral Sul, Vale do Ribeira, ABC. Ao todo são quase 30 municípios, situados nos fóruns de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Juquiá, Miracatu, Registro, Jacupiranga, Pariquera-açu, Iguape, Cananeia, Eldorado e alguns fóruns da capital como, por exemplo, Pinheiros e Lapa.
Em 2023, inaugurou sua Colônia de Férias em Peruíbe, batizada com o nome de Marcos Leite Penteado, seu eterno presidente. Este espaço moderno e confortável é mais uma conquista importante para os associados e seus dependentes, com acomodações impecáveis, piscina, ampla infraestrutura e próxima de algumas das mais belas paisagens do Litoral Sul de São Paulo, como a reserva ecológica da Jureia e ao lado da colônia de férias a Apatej tem uma área de 1.200m² onde será construída uma moderna área de lazer, visando ampliar sua estrutura de entretenimento.
Hoje a entidade tem 2.700 sócios no seu quadro associativo.
Atuação Presente e Futuro
Atualmente, a Apatej continua a luta em defesa dos servidores. Junto com outras entidades, pleiteia a aprovação do nível superior para o cargo de escrevente, pagamento de perdas inflacionárias históricas e uma nova redação do plano de cargos e carreira.
A Apatej também acompanha de perto a obra de construção do fórum de Osasco e chegou a denunciar a precariedade da infraestrutura de fóruns da região Oeste, como o de Carapicuíba, que despertou a atenção da imprensa nacional, matéria vinculada pelo programa Fantástico.
Encerramento
A Apatej, em três décadas de existência, tem sido fundamental na luta pelos direitos e pela valorização dos servidores do Judiciário paulista. Seu trabalho é reconhecidamente fundamental para as lutas da categoria e sua história se confunde com a própria história do judiciário do estado. A luta continua, sempre em busca de salários justos, melhores condições de trabalho e respeito
Agradecimentos
Por fim, deixamos aqui registrado e consignado os nossos sinceros agradecimentos e respeito institucional a todos os sócios fundadores a todas as diretorias das gestões anteriores e atual, a todos os colaboradores que contribuíram para essa linda história, bem como parceiros, demais entidades de classe, instituições, autoridades dos poderes constituídos e aos nossos queridos associados e associadas que partilharam conosco lutas e conquistas nesses 30 anos de fundação da nossa querida Apatej.
APATEJ GESTÃO 2023 – 2027
Diretoria Executiva
Ednaldo Aparecido Batista – Presidente
Gilmara Santos – Vice-Presidente
José Carlos Bergamin – 2º Vice-Presidente
André Soares – Secretário Geral
Alexandre Spínola – 2º Secretário Geral
Mario José Mariano (Marinho) – Tesoureiro
Sergio Daili – 2º Tesoureiro
Demais integrantes da diretoria
Rita de Cassia Leite
Severino Fernandes Neves
Sandra Regina Costa Castilho
Cristiane Lima de Oliveira
Jairo Alvarenga
Márcia Regina da Silva
Rosa Dalva Francisco (in memorian)
Catarina Szabo
Luiz César Cepeda Mattos
Adriana Simone Della Valle
Ednir Raimundo
Ricardo Humphir Spedine
Márcia Desiderio
Isabel Cristina Pereira
Samuel Monteiro
Eliane Batista da Silva
Dorival Mariano Estriga
Ivone Aparecida Sampaio de Oliveira
Antero Faria Monteiro Filho
Marcos José dos Santos
Leandro Bonilha Ferro
Rodney Francisco Rocha
Conselho Fiscal
Carlos Alberto dos Santos (Carlinhos) – Presidente
Adriano Nascimento
Carlos Benedito Franco
Conselho de Ética
Ednaldo Aparecido Batista
Carlos Alberto dos Santos (Carlinhos)
Gilson de Andrade
José Carlos
Ouvidoria
Paulo da Luz
Secretaria Adjunta
Henrique Ramalho Bastos
Vilma Lúcia Seixas
Carla Vanessa Pereira da Silva Araújo
Hildebrane Augusto dos Santos
SÓCIOS FUNDADORES
Anivaldo Antonio Pereira Santos
Gilson de Andrade
Antonio Grande dos Santos Filho
Hélio Aparecido dos Santos
Carlos Alberto dos Santos
João Guedes de Oliveira
Carlos Eduardo Pinheiro
Jorge Luiz Bandeira da Silva
Clodoaldo Gomes dos Santos
Marisa dos Santos César
Edson de Souza Fontes
Mathilde Sylvia R. de O. Mendes
Eliana Maria de Moares
Sérgio Daili Gonçalves
Gilmara Silva dos Santos
Sueli de Souza Pereira
Zenilda D. G. Oliveira
Primeira diretoria:
Presidente: Hélio Aparecido dos Santos
Vice-Presidente: Antonio Grande dos Santos Filho
1ª Secretária: Eliana Maria de Moraes
2ª Secretária: Mathilde Sylvia Ribeiro de Oliveira Mendes
1º Tesoureiro: João Guedes de Oliveira
2º Tesoureiro: Sérgio Daili Gonçalves
Relações públicas:
Anivaldo Antonio Pereira Santos
Carlos Eduardo Pinheiro
Conselho fiscal:
Carlos Alberto dos Santos
Jorge Luiz Bandeira da Silva
Sueli de Sousa Pereira
Departamento Jurídico:
Lindenberg Pessoa de Assis
O objetivo é criar uma rede interna de apoio e conhecimento para auxiliar na transição de sistemas.
Com interface unificada, a plataforma visa facilitar a consulta e a comunicação entre os diversos atores do sistema judicial.