Quem Somos

Um sonho dos servidores que se tornou realidade

Fundada em 05 de agosto de 1994, a Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej) é um sonho dos servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo que virou realidade.

A primeira sede da Apatej foi instalada em uma pequena sala emprestada no município de Osasco. Hoje a sede é própria e possui estrutura administrativa, restaurante, salão social e terraço.

A entidade também possui uma subsede na cidade de Peruíbe que atende cidades do Litoral Sul e Vale do Ribeira.

Um objetivo muito claro

O principal objetivo da Apatej é a conquista de benefícios e melhores condições de trabalho para a categoria.

Em quase 30 anos de existência a Apatej teve atuação fundamental para a conquista de demandas importantes como a criação do Instituto de Remoção; implantação do novo Plano de Cargos e Carreiras; transformação do cargo de agente para escrevente por meio da promulgação da LC nº 1.260/2015; pagamento do Adicional de Qualificação para servidores; Nível Universitário para Oficiais de Justiça e criação de cargos de assistente social e psicólogo (PLC) 6/2013.

Todas as conquistas são fruto da atuação contínua da Apatej junto às entidades do Judiciário, em reuniões com a presidência do TJ-SP, com juízes assessores da presidência, em comissões paritárias do TJ-SP e  junto aos poderes legislativos e executivos.

Lutas históricas

A história da Apatej se confunde com a própria história do judiciário paulista recente. Em 2001, numa campanha salarial tensa e repleta de manifestações, a entidade perdeu um de seus principais líderes, em plena luta: Ricardo Watanabe. Apesar disso, e em respeito ao companheiro, os servidores mantiveram firme o espírito de luta e não esmoreceram.

Mais tarde, em 2004, a grande greve de 91 dias uniria fortemente a categoria em defesa dos direitos dos servidores, enfrentando tropas de choque, bombas de gás e forte repressão.

Outra grande greve do judiciário da qual a Apatej fez parte foi a de 2010, que durou 127 dias. Foi o maior movimento no Judiciário de São Paulo, somando mais de 4 meses de interrupção do trabalho em decorrência do descumprimento do TJ/SP de duas datas-bases vencidas.

A Apatej também acompanha de perto a obra de construção do fórum de Osasco e chegou a denunciar a precariedade da infraestrutura de fóruns da região Oeste, como o de Carapicuíba, que despertou a atenção da imprensa nacional.

As condições de trabalho da categoria e a saúde dos trabalhadores são temas sempre presentes nas ações da Apatej. Tanto que, por diversas vezes, a entidade atuou como “ouvidor” do judiciário, identificando problemas e buscando soluções.

A Apatej hoje

Em 2023 a Apatej inaugurou a sua Colônia de Férias na cidade de Peruíbe. Batizada com o nome de Marcos Leite Penteado – seu eterno presidente, falecido em 2020 – o espaço conta com 29 quartos equipados com o que há de mais moderno e confortável para atender os visitantes, além de amplo estacionamento privativo e piscina.

Trata-se de mais uma conquista para os associados e seus dependentes que agora dispõem de um espaço confortável para descanso e lazer.

Atualmente a Apatej, juntamente com outras entidades de classe, pleiteia a aprovação do nível superior para o cargo de escrevente e luta pelo pagamento de perdas inflacionárias históricas da categoria, além da quitação de licença prêmio, FAM e das horas credoras em pecúnia.

Junto às entidades representativas do Judiciário a Apatej vai continuar na luta em prol de demandas e legislações que promovam mais valorização e reconhecimento da categoria.

DIRETORIA EXECUTIVA 2023/2027

Ednaldo Aparecido Batista – Presidente

Gilmara Santos – Vice-Presidente

José Carlos Bergamin – 2º Vice-Presidente

André Soares – Secretário Geral

Alexandre Spínola – 2º Secretário Geral

Mario José Mariano (Marinho) – Tesoureiro

Sergio Daili – 2º Tesoureiro

ATUALMENTE A APATEJ REPRESENTA SERVIDORES EM:

Região Oeste da Grande São Paulo

– Fóruns de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, São Roque e Mairinque

ABCD

– Fóruns de Santo André, São Bernardo e Diadema.

Litoral Sul

– Fóruns de Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém.

Vale do Ribeira

– Fóruns de Jacupiranga, Registro, Juquiá, Miracatu, Itariri, Pariquera, Iguape, Cananéia e Eldorado.