
Artigo: Escrevente - a engrenagem humana do judiciário de São Paulo
A todos os escreventes técnicos judiciários, da ativa e aposentados, nossa admiração, nosso respeito e nossa gratidão.
10/06/2024

José Augusto Genofre, Patrícia Pucci e Irineu Fava
A Apatej – juntamente com outras entidades de classe – esteve presente na última sexta-feira, 07/06, na reunião da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Assédio Sexual em 1º e 2º Graus do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O encontro foi realizado por meio da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps).
Representando o TJ-SP, estiveram presentes os desembargadores Irineu Jorge Fava e José Augusto Genofre Martins, além da diretora do Daps, Patrícia Pucci. Já pela Apatej, participaram o presidente Enaldo Batista, o tesoureiro Mario José Mariano, o Marinho, o secretário André Soares e o colaborador Valdemir Santos.

O presidente da Apatej, Ednaldo Batista, fala aos presentes
Durante a reunião, diversos pontos foram debatidos, entre eles os novos cursos de capacitação de gestores, que estão previstos para agosto.
Outro item debatido ficou por conta da pesquisa de prevenção e enfrentamento, disponibilizada pelo Daps no período de 29/05 a 14/06.
Por sua vez, a Apatej solicitou ao Daps a implementação de uma agenda construtiva junto à Comissão de Assédio, a fim de promover palestras e informes nas Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs).

No destaque o tesoureiro da Apatej, Marinho
Além disso, foi proposta a elaboração de uma pesquisa anual junto aos servidores, com o objetivo de apurar casos de assédio na categoria, fórum por fórum e unidade por unidade.
Foi mencionado que já existe uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e as entidades presentes foram solicitadas a colaborar na divulgação desse levantamento, principalmente aquelas que integram a Comissão de Assédio.

Para a Apatej, é de extrema importância a existência da Comissão de Assédio e os encontros periódicos denotam compromisso do TJ-SP e das entidades de classe na prevenção e combate às situações de assédio moral e sexual no âmbito do Poder Judiciário paulista.

A todos os escreventes técnicos judiciários, da ativa e aposentados, nossa admiração, nosso respeito e nossa gratidão.

O período de inscrição vai de 1º de junho a 30 de setembro de 2026. Clique aqui e veja quem pode aderir.







