Apatej participa de reunião e vai ajudar com campanha de conscientização do Censo 2022

05/10/2022

O presidente da Apatej, Ednaldo Batista, esteve no último dia 30/09 na Sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) para acompanhar a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) do município OSASCO.

O evento contou com a participação de vários representantes de entidades de destaque no município e região, além de secretarias e câmara de vereadores.

De acordo com o coordenador do IBGE Jose Lucas Da Silva Bergamasco, apenas 32% dos trabalhos de recenseamento foram concluídos até o momento na cidade.

Se comparados com 2010, neste mesmo período mais de 80% já tinham sido feitos.

As dificuldades identificadas para menor eficiência do trabalho estão principalmente no pequeno número de recenseadores em atividade. Entretanto, o receio – por parte da população – no fornecimento de informações e o desconhecimento em relação à pesquisa têm sido entraves preocupantes.

Para ajudar no trabalho do IBGE e acelerar o processo de recenseamento a Apatej se dispôs a iniciar uma campanha de conscientização junto aos seus associados e servidores do TJ-SP.

“Quanto melhor e mais rápido for o atendimento aos recenseadores melhor será o trabalho desses profissionais”, destacou Ednaldo.

Ele lembrou ainda que a realização do Censo é fundamental, pois ele joga luz e mostra quantos somos no Brasil, quem somos, o que precisamos e onde mais precisamos de políticas públicas.

“Sem o Censo pode haver perda na qualidade das politicas sociais, redução na distribuição de recursos para os municípios e desordem nas pesquisas regulares de emprego e renda”, finalizou.