Fórum João Mendes Jr. é destaque da campanha #ReciclaTJ de agosto

23/08/2023

Em agosto o destaque da campanha #ReciclaTJ é o Fórum João Mendes Júnior, na Capital, com quase 20 quilos de materiais arrecadados, sendo 18,35 quilos de esponjas e 6,6 quilos de material de escrita.

Assim, o fruto do esforço dos servidores do prédio será destinado à reciclagem e trocado por recursos a serem doados para instituições sem fins lucrativos, contribuindo com o meio ambiente e a coletividade.

Para alcançar o resultado, foi adotada uma estratégia de engajamento por meio de comunicação visual nos principais pontos de nosso prédio, como os quadros de avisos junto aos relógios de ponto e nos refeitórios, além de enviar os cartazes da campanha por e-mail e Teams. Além disso, as caixas de coleta foram realocadas para a região das catracas de acesso, proporcionando maior visibilidade.

A iniciativa promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo contribui para a destinação adequada de materiais que levam anos para se decomporem quando descartados em aterros convencionais. O TJSP disponibiliza pontos de coleta em todos os seus edifícios para promover a conscientização e a prática de descarte correto.

A chefe de seção administrativa do Fórum João Mendes, Danusa Cantelli Marcelino, desataca que a reciclagem desses materiais é importante para “redução do impacto ambiental pelo descarte inadequado, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais”. A servidora aponta ainda a importância da conscientização da sociedade sobre sustentabilidade e o cuidado com o Meio Ambiente.

Qualquer pessoa pode participar. Basta se dirigir ao fórum mais próximo para entregar os materiais coletados na campanha. São aceitos: esponja sintética, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais.

Por meio da coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de outros objetos, como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade.  Consulte o endereço do local mais próximo aqui.

A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.