Inflação oficial beira 6%, mas TJ-SP fala em reposição de apenas 3,5%. Entidades seguem mobilizadas

11/04/2023

Na tarde desta terça-feira, 10 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Desembargador Ricardo Mair Anafe, convidou sem aviso prévio e de última hora os representantes das entidades de classe para uma conversa. Entretanto, em razão do exíguo tempo, somente foi possível o comparecimento de um representante.

Anafe informou que no momento o Tribunal reúne condições de repassar aos servidores apenas 3,5% a título de reposição salarial. Afirmou que tal valor é baixo diante das perdas salariais e por tal motivo busca junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, uma suplementação de verba.

Apesar da impressão de disposição à abertura do diálogo, é importante destacar que as entidades representativas dos servidores aguardam resposta a um pedido de reunião de negociação, já reiterado.

Outrossim, as informações apresentadas pelo presidente do Tribunal já haviam sido objeto de conversa na semana anterior por um de seus assessores, que recebeu representantes de entidades, não trazendo, desta forma, nenhuma novidade.

O valor proposto não contempla sequer 10% das perdas salariais acumuladas nos últimos anos, que já ultrapassam 31,82%, nem dos últimos meses (março/2022 à março/2023) que são de 5,7%.

Na reunião realizada em 28/02/2023 entre os representantes das entidades representativas dos servidores e a cúpula do TJ-SP foi dito que o anúncio dos índices (data-base e majoração dos auxílios) ocorreria “nos próximos dias” e passados mais de 40 dias não há previsibilidade de prazo para publicação.

A Apatej, assim como outras entidades, permanecerá visitando os fóruns com o intuito de realizar diversos atos e esclarecer as dúvidas dos servidores em preparação à Assembleia Geral marcada para o dia 15 de abril às 9h30.

A reunião será híbrida (presencial e online). Presencial na Rua Conselheiro Furtado, 93, Centro, São Paulo/SP e online por meio da plataforma zoom clique aqui para se inscrever.