TJ-SP marca nova reunião com Apatej e demais entidades de classe

03/05/2024

As entidades representativas dos servidores do judiciário receberam nesta quinta-feira, 02/05/2024, convite para participarem de nova reunião com a presidência do TJ-SP.

O encontro será no dia 09/05/2024, às 14h, de forma virtual, e é uma demanda das entidades, de dialogar com o presidente do TJ-SP o ano todo e não apenas no mês da data-base.

A última reunião ocorreu em 17/04/2024, também de forma virtual, onde o presidente Desembargador Fernando Torres Garcia anunciou o reajuste de 4% no salário dos servidores, além da majoração do auxílio alimentação, auxílio creche e auxílio saúde.

Naquela ocasião, foram debatidos os temas apresentados pelas entidades contidos na pauta prioritária, no total de 8 itens, sem que a maioria deles tenha sido atendida pelo Tribunal na forma proposta.

Em relação às perdas salariais, apuradas naquela época em 29,15%, o presidente foi categórico em afirmar não ser possível atender ao pedido dos servidores, por impossibilidade orçamentária. Quanto ao auxílio saúde, o reajuste foi em valor bem menor do que o pretendido pela categoria, mas ele acenou com a possibilidade de nova avaliação posterior, conforme o aumento da arrecadação.

Embora no convite encaminhado pelo Gabinete Civil não se faça menção à pauta a ser discutida na próxima reunião, fica sempre a esperança de readequação dos valores anunciados, pois foi notória a insatisfação da categoria, principalmente após a divulgação dos demonstrativos de pagamento.

Também há a expectativa do anúncio de reativação das comissões paritárias, onde será possível a abertura de negociações em relação às reivindicações essenciais para os servidores, como, por exemplo, o nível superior para escrevente e a regularização do teletrabalho.