TJ-SP resgata a história do Judiciário paulista com podcast e ganha prêmio

29/01/2024

Do Conjur

Lançado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o podcast e o videocast Casos Forenses contam a trajetória de processos marcantes que moldaram a história do tribunal. Com um levantamento feito em bibliotecas, arquivos e museus, juntamente com a digitalização dos autos, o projeto se esforça para preservar a integridade dos documentos históricos da corte paulista.

O programa pode ser acessado pelos principais agregadores de podcast e a versão em vídeo, pelo canal oficial do TJ-SP no YouTube.

Os dois primeiros episódios, lançados em 2022, apresentaram o Crime da Mala (1928) e o Crime do Restaurante Chinês (1938). Com produções em curso para este ano, o programa inclui entrevistas com especialistas, profissionais do Judiciário e convidados como historiadores, pesquisadores e jornalistas.

Prêmio do CNJ

Desde seu lançamento, o podcast Casos Forenses acumulou mais de 17 mil acessos, o que levou a iniciativa a receber o reconhecimento do Prêmio CNJ de Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Museológico. Esse prêmio destaca a relevância da iniciativa e seu impacto na preservação e na valorização do patrimônio histórico do Judiciário brasileiro.

O prêmio faz parte da política do CNJ de reconhecer ações, iniciativas e projetos que contribuem para a preservação, a valorização e a difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, além de promover os direitos humanos.