Tribunal chama reunião com entidades de classe e pode divulgar índice da data-base da categoria

15/04/2024

Por meio de sua assessoria o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Torres Garcia, enviou às entidades de classe na noite da última sexta-feira, 12/04, um convite para reunião virtual.

O encontro foi marcado para este terça-feira, 16/04, às 17h30 e a expectativa dos representantes dos servidores é que seja divulgado o índice de reposição salarial deste ano.

A data-base da categoria é em março e deveria ser paga a partir de abril, entretanto, o Tribunal ainda não divulgou.

Por isso, há entre os servidores um sentimento de indignação pelo fato do anúncio não ter sido feito, mesmo com atraso mais de um mês.

Segundo o presidente da Apatej, Ednaldo Batista, a justificativa da Corte para a demora seria o estudo acerca do que o TJ-SP pode oferecer à categoria em termos financeiros.

Entretanto, ele lembra que houve aumento significativo na arrecadação com as custas judiciais.

Ele destaca ainda que apesar dos índices oficias apontarem inflação de aproximadamente 4%, na prática o custo de vida está mais alto que isso e o poder de compra bastante desvalorizado.

E, comparativamente, o salário do servidor do TJ sofreu reajuste de 50% em relação ao salário mínimo nos últimos 10 anos.

“O TJ-SP precisa dedicar um olhar mais cuidadoso para a categoria. Para que os servidores tenham condições de viver com dignidade é preciso que haja ganho real”, finaliza.