Brasileiros demonstram confiança no serviço público, aponta Datafolha

25/11/2024

Uma pesquisa nacional do Datafolha revelou percepções positivas da população brasileira em relação ao serviço público.

Realizada em 7 e 8 de outubro, a pesquisa ouviu 2.029 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 113 municípios.

Apesar do debate em torno da reforma administrativa, 41% dos brasileiros consideram o desempenho geral dos servidores públicos ótimo ou bom.

Já o regular recebeu 40% das avaliações mostrando que a soma dos dois índices supera 80% das avaliações consideradas positivas.

A aprovação do trabalho dos servidores públicos é evidente em áreas essenciais, como educação, segurança e justiça.

Neste caso, 55% dos entrevistados avaliam positivamente o desempenho de escolas e creches. Delegacias e batalhões policiais também receberam avaliação positiva de 44% dos participantes.

Já o Poder Judiciário, representado por fóruns, tribunais e varas trabalhistas, obteve aprovação de 40% da população e mais 37% de avaliações como regular.

A pesquisa também indicou que a maioria dos brasileiros reconhece a importância da estabilidade no serviço público.

Aproximadamente 56% concordam que a garantia de emprego é fundamental para o bom desempenho dos servidores.

Além disso, 90% defendem avaliações constantes e recompensas por desempenho. Entretanto, essa possibilidade já existe e há muito é praticada no serviço público.

Para o cientista político Antonio lavareda, é impossível que uma parte expressiva desses que responderam regular não aprovem o desempenho do funcionalismo. “Patamar certamente bem superior aos 50%”, diz. “A maioria da população brasileira aprova o desempenho geral dos funcionários públicos”, continua.

Já a diretoria da Apatej acredita que, apesar de campanhas massivas realizadas há anos para desprestigiar e enfraquecer o serviço público, o funcionalismo segue mostrando que é essencial para o bom funcionamento do país e que tem crédito junto à população.

“A pesquisa mostra que com um trabalho cuidadoso de imagem esse percentual pode aumentar. Já há uma base de confiança plenamente estabelecida” –  Ednaldo Batista, presidente da Apatej.

“Claro que há melhorias a serem feitas, mas no contexto geral, o serviço público no Brasil tem boa qualidade” – Mario José Mariano, o Marinho, tesoureiro da Apatej.

Por fim, o secretário da Apatej, André Soares, lembra que na hora em que mais precisa é com o serviço público que a população pode contar.

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO

Desempenho geral:

  • Ótimo/Bom: 41%
  • Regular: 40%
  • Ruim/Péssimo: 18%
  • Não sabe: 1%

Fóruns, tribunais, varas trabalhistas e órgãos do Poder Judiciário

  • Ótimo/Bom: 40%
  • Regular: 37%
  • Ruim/Péssimo: 16%
  • Não sabe: 6%

Postos de saúde e hospitais:

  • Ótimo/Bom: 38%
  • Regular: 33%
  • Ruim/Péssimo: 28%
  • Não sabe: 1%

Escolas e creches:

  • Ótimo/Bom: 55%
  • Regular: 29%
  • Ruim/Péssimo: 12%
  • Não sabe: 5%

Delegacias e batalhões policiais

  • Ótimo/Bom: 44%
  • Regular: 33%
  • Ruim/Péssimo: 19%
  • Não sabe: 4%

Agências como INSS e Receita Federal

  • Ótimo/Bom: 33%
  • Regular: 35%
  • Ruim/Péssimo: 26%
  • Não sabe: 7%

FONTE