TJ-SP lança programa “Multiplicadores eproc” para auxiliar na transição de sistemas
O objetivo é criar uma rede interna de apoio e conhecimento para auxiliar na transição de sistemas.
25/11/2024
Uma pesquisa nacional do Datafolha revelou percepções positivas da população brasileira em relação ao serviço público.
Realizada em 7 e 8 de outubro, a pesquisa ouviu 2.029 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 113 municípios.
Apesar do debate em torno da reforma administrativa, 41% dos brasileiros consideram o desempenho geral dos servidores públicos ótimo ou bom.
Já o regular recebeu 40% das avaliações mostrando que a soma dos dois índices supera 80% das avaliações consideradas positivas.
A aprovação do trabalho dos servidores públicos é evidente em áreas essenciais, como educação, segurança e justiça.
Neste caso, 55% dos entrevistados avaliam positivamente o desempenho de escolas e creches. Delegacias e batalhões policiais também receberam avaliação positiva de 44% dos participantes.
Já o Poder Judiciário, representado por fóruns, tribunais e varas trabalhistas, obteve aprovação de 40% da população e mais 37% de avaliações como regular.
A pesquisa também indicou que a maioria dos brasileiros reconhece a importância da estabilidade no serviço público.
Aproximadamente 56% concordam que a garantia de emprego é fundamental para o bom desempenho dos servidores.
Além disso, 90% defendem avaliações constantes e recompensas por desempenho. Entretanto, essa possibilidade já existe e há muito é praticada no serviço público.
Para o cientista político Antonio lavareda, é impossível que uma parte expressiva desses que responderam regular não aprovem o desempenho do funcionalismo. “Patamar certamente bem superior aos 50%”, diz. “A maioria da população brasileira aprova o desempenho geral dos funcionários públicos”, continua.
Já a diretoria da Apatej acredita que, apesar de campanhas massivas realizadas há anos para desprestigiar e enfraquecer o serviço público, o funcionalismo segue mostrando que é essencial para o bom funcionamento do país e que tem crédito junto à população.
“A pesquisa mostra que com um trabalho cuidadoso de imagem esse percentual pode aumentar. Já há uma base de confiança plenamente estabelecida” – Ednaldo Batista, presidente da Apatej.
“Claro que há melhorias a serem feitas, mas no contexto geral, o serviço público no Brasil tem boa qualidade” – Mario José Mariano, o Marinho, tesoureiro da Apatej.
Por fim, o secretário da Apatej, André Soares, lembra que na hora em que mais precisa é com o serviço público que a população pode contar.
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO
Desempenho geral:
Fóruns, tribunais, varas trabalhistas e órgãos do Poder Judiciário
Postos de saúde e hospitais:
Escolas e creches:
Delegacias e batalhões policiais
Agências como INSS e Receita Federal
O objetivo é criar uma rede interna de apoio e conhecimento para auxiliar na transição de sistemas.
Com interface unificada, a plataforma visa facilitar a consulta e a comunicação entre os diversos atores do sistema judicial.