Posição da Apatej sobre a campanha salarial, assembleia geral e ato unificado

24/05/2022

A APATEJ – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS TÉCNICOS JUDICIÁRIOS, frente ao atual estágio da Campanha Salarial/2022, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

As entidades parceiras Apatej, Assojuris, Ajesp, Assisjesp, Afoca, Sinjuris e Sinspjud e Affocos realizaram entre janeiro a fevereiro de 2022 nove Assembleias Regionais no formato virtual.

No dia 19/02/2022 foi realizada a Assembleia Geral também no formato virtual, sendo que a soma de todos os atos contou com a participação de quase dez mil servidores.

Como resultado houve a elaboração e aprovação da Pauta Prioritária e Pauta Geral de reivindicações, devidamente protocoladas no TJ-SP. Também foi aprovado pelos participantes das Assembleias o calendário e forma que as entidades deveriam atuar junto ao TJ-SP para o atendimento dos anseios apresentados pela categoria e aprovados democraticamente.

Paralelamente, outro grupo de entidades também assim agiu, sendo deliberadas pautas de reivindicações praticamente idênticas às aprovadas em nossas Assembleias. No entanto, com divergências em relação ao calendário e forma de atuação.

Em seguida, por esse grupo de entidades, foram realizadas três outras Assembleias, de forma presencial.

A Apatej, seguindo rigorosamente o que foi estipulado através de votação democrática pelos servidores presentes nas Assembleias por ela promovidas, ficou impossibilitada de participar ativamente dos atos presenciais designados pelo outro grupo de entidades, embora tenha acompanhado e fornecido todos os meios para aqueles seus associados que manifestaram interesse, assim o fizessem.

Tais esclarecimentos se fazem necessários uma vez que pessoas desconhecedoras ou deturpadoras da verdade insistem através de redes sociais em tentar induzir a categoria a acreditar em fatos hipotéticos, com o único intuito de desprestigiar entidades que ao longo de suas histórias foram ferrenhas defensoras dos direitos dos servidores do judiciário paulista.

Nos últimos meses dirigentes da Apatej estiveram em visita a mais de 35 fóruns, dialogando com os servidores, expondo as dificuldades nas tratativas com a cúpula do TJ-SP e esclarecendo as medidas até então realizadas para tentativa de negociação.

Durante essas visitas os servidores tiveram a oportunidade de relatar suas expectativas e principalmente apresentaram sugestões de forma de conduta das entidades.

Entendemos que a mobilização do servidor é a principal ferramenta que temos à disposição como forma de pressão ao Tribunal, e cabe somente a eles escolher como pretendem agir e reagir a tanta supressão de direitos que a categoria está sendo exposta.

Após a reunião com a cúpula da presidência realizada aos 12/05/2022 notamos o absoluto descaso dos dirigentes do TJ-SP com as necessidades dos servidores sem que nenhuma proposta concreta fosse apresentada a fim de amenizar a crescente perda de direitos, principalmente no âmbito financeiro.

Desta forma, no último dia 20/05, foi realizada reunião entre as entidades parceiras – das quais a Apatej faz parte – e após a análise de que todas as deliberações de nossas Assembleias, determinadas pelos servidores e nossos associados, sobretudo diante da ausência de propostas de acordo por parte do TJ-SP, concluímos pela necessidade da luta conjunta.

Assim, a Apatej, a partir desta data, mantém-se no firme propósito de conscientização de todos os seus associados e servidores lotados em suas bases, hoje em mais de trinta Comarcas, para que tenhamos a oportunidade de realizar uma grande mobilização, com a participação maciça dos servidores.

Para tanto, nosso propósito é de intensificação das visitas presenciais, ouvindo e conversando com o maior número de servidores para que eles, soberanos nas decisões, possam expor sua vontade, cabendo a nós, representantes das entidades, promover os meios necessários para concretização.

Tendo em vista a sinalização de uma próxima Assembleia, desta vez virtual, a ser realizada no dia 25/06/2022 – conforme deliberado no ato realizado na Praça João Mendes em 13/05/2022 pelo outro grupo de entidades – a Apatej desde já se coloca a disposição para participação tão logo seja definida a data e como indicativo nos posicionamos no sentido de reunirmos amplos esforços para uma futura grande Assembleia presencial.

Não podemos ficar calados e assistir a extinção do serviço público de nossa categoria!

Por isso, conclamamos que cada servidor esteja mobilizado. Cada um de nós pode contribuir para essa luta que é de todos os servidores do judiciário paulista e pelo nosso futuro!

A diretoria