TJ-SP dá posse a 83 juízes após fim de restrição de verbas na pandemia

11/02/2021

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) empossou na última quinta-feira, 4/2, um grupo de 83 novos juízes aprovados em concurso.

A posse aconteceu de maneira virtual por conta da pandemia de Covid-19 e a transmissão online pode ser vista AQUI

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo a posse foi possível porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) flexibilizou um acordo que havia feito com o TJ para que o órgão da Justiça reduzisse progressivamente o percentual de suas despesas com pessoal até 2021.

Agora, o prazo para que esse ajuste chegue ao fim passou para 2023.

Também acontecereu porque não existem mais restrições de despesas que estavam vigentes até o fim do ano passado, devido à pandemia.

A posse dos novos magistrados reforçou questionamentos daqueles que prestaram concurso para o cargo de escrevente técnico judiciário em 2017 e acabaram não sendo nomeados. Esses agora estudam adotar providências judiciais para ingressarem na corte.

Os juízes empossados fizeram um concurso cujo edital foi lançado em 2018 e o resultado dos exames orais divulgado no fim de 2019, quando o TJ já estava em uma situação financeira complicada. Foram 86 aprovados, mas três desistiram de ingressarem na carreira.

Para ler o texto da Folha de S. Paulo na íntegra é só clicar AQUI.